Saúde

Secretária de Saúde de Santa Maria - Lúcia Madruga

A secretaria da Educação de Santa Maria, Lúcia Madruga, na tarde desta quarta-feira em entrevista ao CDN Entrevista, na Rádio CDN, deu esclarecimentos sobre o projeto a nível federal de distribuições de absorventes de forma gratuita para estudantes de baixa renda, de escolas públicas, mulheres em situação de vulnerabilidade social e presidiárias.

Questionada sobre a demora da implementação da lei em Santa Maria, tendo em vista que a lei foi aprovada em 2019, a secretária explica que o município tem consciência da importância da ação, porém, imprevistos com as demandas urgentes da pandemia, acarretaram em ações como essa sejam deixadas para serem aplicadas em um outro momento.

Lúcia garante que esse projeto de lei entrará nas pautas de 2022, e visa um trabalho acompanhado e organizado nas escolas, em conjunto com a secretaria de Saúde e o Programa Saúde na Escola (PSE), no processo de conscientização e sensibilização das meninas, falando sobre sexualidade como um todo.

- É uma ação extremamente importante, que já estamos colocando gradativamente na nossa pauta de trabalho, para o próximo ano. Estamos nos organizando juntamente com o PSE, porque entendemos que não é simplesmente uma ação de entrega dos absorventes, mas também acompanha uma perspectiva educacional e de conscientização -, comenta Lúcia.

Durante a entrevista, Marcelo questiona Lúcia sobre uma tratativa mencionada pela vereadora Luci Duarte a respeito de uma parceria da prefeitura com uma farmácia da cidade para fornecer os materiais junto às escolas.

- Neste momento não estamos tratando esse processo, o fato que estamos entendendo é que a prefeitura, como se trata de um programa que não é obrigatório e sim uma possibilidade, nós encaramos como uma necessidade extremamente importante porque é plenamente justificado por uma qualidade de vida para essas meninas -, explica a secretária.

Segundo Lúcia, a secretaria de Educação trabalha estudando as possibilidades para viabilizar a compra e entrega desses equipamentos como algo que a própria secretaria assume dentro de uma rotina anual.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

VÍDEO: moradores da Vila Oliveira, no Bairro Passo D'Areia, comparecem à vacinação descentralizada

Próximo

Quinta-feira tem ação de segunda dose em Santa Maria

Saúde